Sejam bem vindos

"O senhor...mire, veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas estão sempre mudando. Afinam ou desafinam, verdade maior. É o que a vida me ensinou. Isso que me alegra montão." João Guimarães Rosa

terça-feira, 6 de julho de 2010

O que é Geopolítica?

A Geopolítica, como foi concebida no século XIX e ampliada nas primeiras décadas do século XX, serviu de instrumento para análise estratégica dos Estados que impediam ou criavam barreiras para a concretização dos interesses da burguesia alemã. Dessa forma, ela foi a base da política externa organizada pelo Estado alemão expansionista. Serviu também, sob o ponto de vista interno, para conter aspirações populares e reforçar a dominação da burguesia industrial e banqueira, utilizando-se para isso de uma ideologia nacionalista de direita.
O uso da Geopolítica para justificar reivindicações territoriais, invasões, anexações, guerras e pilhagens, do final so século XIX até a Segunda Guerra Mundial, marcou negativamente o termo, o que explica o fato de o importante estudioso brasileiro Nélson Werneck Sodré definir a geopolítica acadêmica como "a geografia do fascismo".
Hoje, os estudos didáticos de Geopolítica analisam a organização dos Estados, suas particularidades e sua distribuição pela superfície da Terra. Verificam a forma de definição e evolução das fronteiras, além dos tipos de organização espacial e territorial que elas originam. Para isso, analisam as guerras e os conflitos, os tratados e os acordos internacionais que marcam a evolução das nações modernas, estudando suas relações de força, expressas pelas transformações de suas fronteiras.
Dessa forma, a Geopolítica se vale da interdisciplinaridade com a cartografia e a história para poder explicar a evolução e o traçado atual das fronteiras mundiais. A Geopolítica moderna transforma-se, assim, em um importante instrumento de compreensão crítica do mundo contemporâneo, bem diferente do que foi até a Segunda Guerra Mundial.
De certa forma a Geopolítica é a ciência da estratégia. Nos dias de hoje, com o desenvolvimento do capitalismo monopolista, e consequentemente das grandes corporações transnacionais não interessa apenas analisar as influências dos Estados. Torna-se fundamental, para compreenderos acontecimentos modernos, o entendimento da atuação dos grandes grupos financeiros, de sua expansão espacial, de suas técnicas de ocupação e de controle de mercados e tecnologias. Tal aspecto interliga profundamente os estudos geopolíticos com os geoeconômicos.
Fonte: Sistema Anglo de Ensino - Adaptado por Janaina Bellotti

Nenhum comentário: